Mercoagro - Entrevista Sergio Mello
Laboratório de análise de alimentos avalia
possibilidade de instalar-se em Chapecó
MERCOAGRO2014
CASE SFDK 11/09/2014
Um dos três maiores laboratórios de análises de alimentos do País, o SFDK, expõe seus serviços pela primeira vez na MercoAgro 2014 – 10ª Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne e do Leite, que prossegue até sexta-feira (12), no Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves, em Chapecó.
A empresa é de origem alemã e tem mais de 150 anos. No Brasil, está instalada há três anos, com matriz em São Paulo. Contudo, planeja expansão e tem em seus projetos a intenção de montar um laboratório em Chapecó, provavelmente, em 2015.
A SFDK trabalha com inspeção, certificação, análise de alimentos e controle de qualidade na construção civil. Conta, atualmente, com aproximadamente 650 funcionários e mais de 1.000 clientes no Brasil.
O diretor geral, Sergio Murillo de Mello, realça que a participação na feira visa oferecer os serviços para o setor, uma vez que a empresa já atende o segmento lácteo, mas, pretende expandir para o de carnes. Além disso, tem como meta compreender as necessidades dos clientes para se adaptar às demandas do mercado.
Entre os serviços estão às análises microbiológicas, voltadas às indústrias de alimentos, cosméticos, farmacêuticos e de higiene pessoal, tais como: micro-organismos patogênicos, deteriorantes e indicadores higiênicos, teste desafios de preservantes e validação da inativação do preservante. Também realiza inúmeras análises físico-químicas como rotulagem nutricional, macro e micronutrientes, metais pesados, detecção de fraude e padrões de identidade e qualidade.
A empresa também realiza auditorias de segurança dos alimentos, sistema da qualidade e boas práticas para fornecedores, restaurantes industriais e comerciais, redes de fast food, hospitais, escolas, terminais rodoviários e aeroportos.
FEIRA
A realização da MercoAgro Carne & Leite pela BTS Informa conta com a promoção da ACIC – Associação Comercial e Industrial de
Chapecó, o patrocínio do BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, o apoio da Prefeitura Municipal de Chapecó, da ABIAF – Associação Brasileira da Indústria de Armazenagem Frigorificada, da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, da ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal, da ABRAVA – Associação Brasileira de
Refrigeração, Ar Condicional, Ventilação e Aquecimento e do SENAI Chapecó.
A TÜV SÜD do Brasil foi aprovada pelo principal organismo de acreditação nacional do Brasil, INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), como um organismo de certificação para eletrodomésticos, componentes automotivos e rodas. Assim,a TÜV SÜD Brasil ampliou o escopo de suas acreditações INMETRO existentes, abrangendo a certificação de brinquedos, dispositivos médicos e pneus. "O escopo mais amplo de nossa acreditação INMETRO agora nos permite oferecer suporte ainda mais abrangente para os fabricantes que pretendam colocar os seus produtos no mercado brasileiro", enfatiza Sergio Mello, CEO da TÜV SÜD do Brasil.
Os produtos fabricados ou importados para o Brasil precisam de um certificado emitido por um organismo de certificação que confirma que um produto está em conformidade com as regulamentações nacionais do Brasil. "Os fabricantes se beneficiam de nossa experiência na análise e registro de produtos e nosso conhecimento profundo dos regulamentos do Brasil, que permitem a certificação a ser realizado de forma rápida e rentável", explica Sergio Mello.
serviços abrangentes
No momento, a TÜV SÜD oferece apoio em todos os aspectos da certificação INMETRO. Além de inspeção de fábrica e ensaios técnicos de produtos, os peritos podem fornecer avaliação da necessária representante legal do fabricante no local no Brasil. A entrada no mercado pode envolver outras exigências que variam de acordo com o grupo de produtos envolvidos. Profissionais de produtos da TÜV SÜD também prestam aconselhamento técnico sobre esses requisitos.
Parceiro da indústria
A TÜV SÜD tem anos de experiência em testes e certificação de produtos de acordo com as normas nacionais e internacionais, incluindo os requisitos de segurança e disponibilidade, e pode ajudar a indústria na comercialização de produtos confiáveis e seguros. Ab TÜV SÜD pode fornecer mais testes, além de certificação INMETRO, incluindo testes de segurança funcional e testes de compatibilidade e desempenho eletromagnéticas.
TÜV SÜD do Brasil - Escopo de acreditação do INMETRO.
Escopo
Componentes automotivos:
Regulamento INMETRO 301/2011, 275/2012, 299/2012 e 16/2013
Rodas
Regulamento INMETRO 445/2010, 381/2011 e 17/2013
Dispositivos Médicos
Regulamento INMETRO 350 de 06 de Set,2010 Sept 06
Eletrodomésticos
Regulamento INMETRO 371 de 2009, 328/2011, 402/2012, 430/2012, 388/2013
Pneus
Regulamento INMETRO 165/2008, 205/2008, 544/2012 538/2013
Brinquedos- regulamento de segurança
Regulamento INMETRO 321 de 29 de OUt , 2009, Resolução 369/2007
Entre em contato com nossa equipe e saiba como podemos ajuda-lo.
TÜV SÜD Mais segurança. Mais valor
150 anos atrás: Inicio da TÜV SÜD
Pouco depois de 13:00 em 28 de janeiro de 1865, uma caldeira de vapor explodiu no Aktienbrauerei, uma cervejaria Mannheim. O acidente abalou a cidade. Causada por níveis de água insuficientes, a pressão excessiva e má manutenção, ele sacudiu operadores de caldeira a vapor locais em que cria uma organização que visa aumentar a segurança das centrais e sistemas técnicos. A "Associação para Supervisão e Seguros de caldeiras a vapor, domiciliado em Mannheim", o antecessor de hoje TÜV SÜD, foi fundada em 1866. Nos 150 anos desde então, o conceito de uma organização de testes independente e imparcial, tornou-se firmemente ancoradas em todo o mundo. Hoje,a TÜV SÜD tem cerca de 22.000 funcionários e uma rede global de operações - mantendo-se fiel às suas raízes. A empresa aplica conhecimentos de alto calibre para testar tecnologias e produtos e garantir que eles são confiáveis, seguros e sustentáveis.
Embora a explosão Mannheim serviu de inspiração direta para a fundação de uma associação de inspeção de caldeiras a vapor, a idéia já tinha se originado anteriormente. A industrialização foi progredindo e meados do século 19 viu um número crescente de graves explosões de caldeiras a vapor, causando numerosas vítimas e resultando em graves danos aos edifícios e instalações industriais. Harmonização do progresso técnico com o desejo de segurança, segurança e proteção tornou-se uma necessidade social urgente. Diante da falta de regulamentação adequada, os operadores de caldeiras a vapor assumiu a responsabilidade em suas próprias mãos, eo Mannheim caldeira de vapor de Inspeção Associação foi fundada em 6 de Janeiro de 1866. Esta organização tinha o objetivo de proteger as pessoas, ativos físicos e do ambiente contra os efeitos nocivos da tecnologia - a mesma missão que TÜV SÜD hoje prossegue em todo o mundo.
Depois de 1866, a nova organização rapidamente obteve o reconhecimento oficial como uma entidade reguladora do sector privado. O sucesso inicial na área da segurança rapidamente seguido; caldeiras a vapor que tinham sido submetidas aos controlos foram encontrados para ser vinte vezes mais seguro do que as caldeiras não inspecionada. Como instalações de caldeiras a vapor floresceu, também fez os números de adesão das associações e os números de peritos mandatados para inspecionar os sistemas. Cerca de vinte associações de inspeção de caldeiras a vapor foram fundadas em toda a Alemanha no prazo de uma década. A associação com sede na região de Baden logo se expandiu a sua experiência em caldeiras a vapor, adicionando inspeção vaso de pressão e competências nos aspectos de materiais e tecnologia de soldagem. Os engenheiros ainda elaborou um primeiro relatório ambiental sobre o tema das emissões de gases de combustão - tão cedo quanto 1870.
Ampliando o escopo dos testes
Após a virada do século, a associação mudou-se para o campo de base alargada de sistemas de engenharia e manuseio de materiais elétricos e rapidamente acrescentou exames iniciais de segurança em dutos, tanques de armazenamento, locais de montagem e cabo carros para suas áreas de especialização. Como mais um marco na história da TÜV, em 15 de Outubro de 1910, a caldeira de vapor de Inspeção Associação Stuttgart fundou um departamento especial para o ensaio de veículos e seus condutores. Este foi o local de nascimento de inspeções veiculares periódicas no sul da Alemanha. A extensa gama de conhecimentos teste mais tarde foi marcado por uma mudança de nome; a nova organização se tornou oficialmente conhecido como Technischer Überwachungs-Verein (TÜV; Associação de Inspeção Técnica).
Novos tópicos, novos países
Estas Associações de inspecção técnica, ou TÜVs desempenhou um papel activo na recuperação econômica após a Segunda Guerra Mundial. Eles incluíram TÜV Bayern , que começou a realizar inspeções de refinarias de grande escala e entrou no campo da tecnologia de plásticos. Para aumentar a segurança ea segurança de cada indivíduo, os engenheiros da TÜV também começou a estabelecer as homologações de equipamentos e aparelhos para casa, lazer e uso de escritório. A gama de serviços de testes de computador e tecnologia de microprocessadores, proteção de dados e segurança e saúde ocupacional cresceu a partir dos anos 1970 e 1980 em diante. Seus engenheiros também realizou uma pesquisa e serviços de consultoria prestados nas áreas de economia de energia, uso de fontes alternativas de energia e proteção ambiental. Desde aqueles dias, novas áreas, como eBusiness, segurança de alimentos, engenharia médica e desenvolvimento de veículos foram adicionados à amplitude da experiência da empresa. Engenheiros TÜV cada vez mais começou a apoiar os seus clientes em destinos internacionais, inicialmente com foco em EUA e Ásia.
A liberalização crescente dos mercados, acompanhado de fusões de várias organizações da TÜV, deu origem ao atual TÜV SÜD. A empresa está actualmente representada em 800 locais em todo o mundo. Mais de 50 por cento de seus funcionários trabalham fora da Alemanha.
Novas tecnologias
Hoje os especialistas da TÜV SÜD não apenas inspecionam, testam e certificam produtos, mas também fornecem consultoria e serviços de consultoria para os indivíduos e organizações. Ao fazer isso, eles devem responder continuamente para novos desenvolvimentos e novas tendências -, mas também a novas ameaças, novos requisitos de segurança e novos desafios económicos. TÜV SÜD desenvolve novos produtos e serviços que visam gerar maior segurança e melhor valor para seus clientes. Enquanto inspeções originalmente visados caldeiras a vapor e plantas de engenharia, as áreas de foco de hoje estão cada vez mais ampliando para abranger temas como a segurança do processo, segurança alimentar, proteção de dados, segurança de dados e infra-estruturas de TI complexas.
Estas atividades exigem alta qualificação de seus funcionários. Mais de 80 por cento do pessoal da TÜV SÜD são acadêmicos - não só os engenheiros, mas também peritos químicos, física e ciência da computação, cientistas e psicólogos de alimentos; e demanda está aumentando. TÜV SÜD congratulou-se com mais de 1.000 novos funcionários para a empresa quase todos os anos desde 2005.